segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Feminicidio não é Mimimi

Alguns dias atrás vi um questionamento sobre o termo "feminicidio". Lembro do termo ter sido tratado como 'mimimi'. A pessoa questionava sobre tudo ter que ser definido em gênero (homofobia, feminicidio e bla bla bla). Se não me engano foi sugerido que mudasse tudo de então a adiante por exemplo o 'homenicidio' (ou algo assim).

Não comentei e nem questionei nada por achar tão estúpido que nem merecia atenção.
Mas hoje resolvi dar minha opinião. Pedir. Expor. Refletir.Nesse final de semana, especificamente no dia 09/12/2017 tive uma amiga/ Irmã assassinada simplesmente por não querer mais viver em um relacionamento abusivo. Após discutir praticamente a noite toda, pedindo ao marido que a deixasse em paz ela resolveu ir dormir com os dois filhos pequenos. O marido (queria usar outros termos mas irei me conter), aproveitando que ela estava dormindo deferiu vários golpes de faca sob seu peito, braços, mãos, cabeça... E tudo isso em frente aos dois filhos de 5 e 3 anos. Detalhe: o maior, de 5 anos completava 6 anos no dia seguinte.o mais triste disso tudo é saber que ela foi só mais uma durante esse ano. De acordo com o relatório da Secretaria de Segurança Pública SÓ nesse ano de 2016, 458 mulheres foram vítimas de homicídio em Minas, sendo que 86,68% dos casos (397 mortes) foram considerados feminicidios.Será mesmo mimimi? Esses são dados reais de famílias que foram REALMENTE destruídas!Hoje resolvo falar porque o fato aconteceu ao meu lado. Senti na pele o que é perder alguém que se ama de forma brutal e banal.Talvez esse seja o problema, só nos importamos quando acontece perto de nós.
Ou pior, nos DESACREDITAMOS da capacidade do outro de nos ferir até que isso realmente aconteça.
Conheci a Amanda quando tinha +/- 13 anos. Morávamos perto, tínhamos a mesma idade e a amizade aconteceu de forma natural. Com ela eu vivi as melhores e mais loucas histórias que vocês possam imaginar. Fomos crescendo e ela foi se tornando uma mulher destemida. Não tinha medo de nada e nem preconceito. Tinha amigos das mais variadas classes sociais, orientação sexual, cor. Ela não descriminava. Fazia piada sobre tudo e todos o tempo todo. Eu mesmo já fui "vitima" de suas piadas e ficava enfurecida. Com o tempo percebi que não adiantava brigar, ela ia continuar me zuando e rindo da minha cara e eu, só ia perder meu tempo. Foi com ela que aprendi a ser tão debochada e irônica. Amanda viveu 30 anos intensos. Viajamos para carnaval, sitio, festas. Fazia piadas nada a ver nas piores horas mas sempre estava rindo, fazendo a "dancinha da galinha" e matando todos ao redor de rir. Ela fez de tudo, conheceu de tudo e todos. Se divertiu ate não poder mais e se tornou mãe. Quando recebi a noticia de q ela estava gravida quase morri de susto: Como assim? você é a pessoa mais louca e livre que eu conheço. Vai ser mãe agora? E ela me respondeu como sempre fazia: Ahhh vai cagar sua vaca! Eu vou realizar o sonho de ser mãe PÓÓÓÓÓRRA! Quando o Guilherme chegou vi que me preocupei atoa. Ela realmente se tornara mae e uma ótima mãe! Até então eu não conhecia o Marcos, o 'homem' q ela havia escolhido para casar. Ela havia me convidado para ser madrinha de casamento mas não pude comparecer por estar na estrada, a trabalho com a banda que cantava. (hoje vejo que Deus me livrou de ser testemunha da infelicidade da minha amiga).Ela casou, a vida seguiu e então conheci seu marido. Um pirralho. Baixinho, franzino, calado. Pensei: a Amanda ta realmente carente. Que cara nada a ver. Vai dominar ele. Mas ela tava feliz. Tinha feito sua escolha. Eu, claro respeitava. Com a convivência fui vendo que ele não era tão calado e tao bobo assim. Quando bebia se tornava agressivo. Agredia minha amiga na frente de qqlr um. Não fisicamente mas verbal e emocionalmente. Mais uma vez a questionei: É realmente isso que você quer pra sua vida? ela não respondeu. Fez uma piada qqlr e mudou o assunto.A Amanda foi mais que uma amiga pra mim. Foi uma irmã. Parceira. Guerreira. SofredoraBrigamos, rimos, choramos mas em 100% do tempo, mesmo quando relatava sobre as agressões (físicas, mentais e emocionais) que ela sofria, Amanda trazia um sorriso no rosto. Dizia q ele não era LOUCO de fazer nada contra ela. A vida seguiu, ela engravidou de novo e dessa vez nos afastamos mais (fisicamente). A vida adulta nos chamava e os afazeres nos dominavam. Ela ainda arrumava tempo pra vir na minha casa, Mesmo com os dois filhos aparecia pra ficar o final de semana inteiro e me deixar louca rsrsr.Em uma dessas visitas chegou a convidar a mim e a meu irmão para sermos padrinhos de batismo da Maria Cecilia, sua filha mais nova. "A família do pai dela é evangélico mas fodas. vou batizar ela na igreja católica pra gente poder ser cumadre de "papel passado' agora" rsrsrs.O batismo nunca aconteceu, ela sumiu...nos falávamos quase todos os dias pelas redes sociais. Fosse por marcação nos memes ou por mensagens aleatórias como:

ou entao

Porque conto o caso dela hoje? Para que você não desacredite como ela fez. Para que você que esteja lendo entenda que isso não é mimimi. Que um tapa, um xingamento, uma palavra mal dita não é mimimi.

Que você MULHER não pode aceitar isso. Não aceite seu marido chegar em casa bêbado e achar que tem o direito de te agredir. Não aceite que por ser mulher você deve manter-se calada. Não aceite que apenas por ser mulher você é quem deve zelar pela paz no seu lar e por isso se calar para tudo.
O mundo anda tão estranho e cada vez pior que tem gente idolatrando quem só propaga o ódio e o preconceito. Quanto mais agredirem as mulheres, os homossexuais, as crianças mais terão movimentos para defende-los e isso não é MIMIMI!!!!
RESPEITO. Eis a palavra de ordem. AMOR. Uma lei que deveria ser respeitada.
Minha amiga/irmã não volta mais. Eu espero que ele pague e sofra da pior forma possível.
Mas mais que isso espero que as coisas comecem a mudar. Mesmo q devagar.
Que as pessoas entendam que ninguém e dono de ninguém.
Que se não deu certo com uma pessoa bola pra frente e procure outra!
E mais do que nunca: CUIDADO!
Com quem se envolvem
Com quem colocam dentro de casa
Com quem aceitam tudo!!!

" Deus justo que sondas a mente e o coração dos homens, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança"
Salmos 7:9