terça-feira, 26 de abril de 2011

Esses tantos eu's...

Redes sociais. Leia-se Orkut, MSN, Facebook, Twitter. Eu meu intitulo como VICIADA. Comecei como a maioria das pessoas: Modinha. Pura e simples. Depois da faculdade descobri que esses meios são importantes ferramentas de comunicação. Pronto. Era o aval necessário para assumir meu vicio sem me sentir doente. Mas eu preciso confessar que mesmo viciada tem algumas coisas q eu ainda não consigo compreender. Exemplo: Porque uma mesma pessoa precisa ter mais de um perfil no Orkut?

Outro dia recebi o convite de um rapaz que já era meu amigo no Orkut. Fiquei na dúvida. Ele está me adicionando de novo? Porque ele tinha me excluído do perfil dele? Talvez eu tivesse feito alguma coisa que ele não gostou ou algo parecido? Esses devaneios me tomaram uns cinco minutos. Como não gosto de coisas mal resolvidas, resolvi vasculhar o perfil dele. Reparei que não era o mesmo, e sim UM NOVO ORKUT. Não me agüentei e tive q perguntar: “- Porque esse novo perfil?” E ele me respondeu como se fosse a coisa mais normal do mundo: “ - É que o meu outro orkut já ta cheio demais. Não cabe mais NOVOS amigos”.

Até ai tudo bem, mas se não comporta NOVOS amigos porque adicionar as mesmas pessoas do antigo? Fazendo uma pequena pesquisa entre meus amigos de Orkut, descobri que 100% das pessoas que têm dois perfis possuem quase todos os amigos do antigo, no novo perfil. E o mais engraçado, a descrição no “quem sou eu” nos dois perfis são diferentes de um pra outro. Então são duas pessoas diferentes com os mesmos amigos?

Como se pode mudar de personalidade, de “quem sou eu” e continuar com os mesmos amigos? Quando digo os mesmos amigos, subentende-se que a pessoa continua freqüentando os mesmo lugares, com os mesmo problemas, com o mesmo emprego... Criam-se vários perfis para a mesma pessoa. Várias identidades pra um mesmo “eu”. Como isso é possível?

Levando isso pra vida real, e não a virtual, acredito ser isso que realmente acontece. Buscamos mudanças superficiais, momentâneas, paliativas. A mudança pra ser vital precisa ser REAL. Precisa partir de dentro pra fora. E a única pessoa capaz de fazer isso somos nós!

Concordo que nenhuma pessoa se comporta da mesma forma em TODOS os ambientes que freqüenta. Falo por mim mesma: a Deise que canta na igreja, não canta da mesma forma em um show de rua. A Deise q vai ás micaretas, não é a mesma q vai a um teatro. Isso é fato. Mas eu não preciso criar vários perfis pra isso. Sou eu mesma, assumindo os papeis que me cabem e isso funciona muito bem na vida real. Onde a dinâmica é diferente, o tempo é outro e a vivencia, por muitas vezes não é tão linda e perfeita como aparentamos no orkut.

Acredito ser essa uma longa e duradoura discussão. E não tenho a pretensão e nem vontade de iniciar isso. Este é apenas um desabafo de quem não tem paciência pra esses tantos de “eu’s” iguaism invadindo meu ÚNICO e sincero “quem sou eu”.

Um comentário:

Anakamura disse...

Tudo é questão de sabedoria e inteligencia